Categorias
Idiomas

Línguas antigas mais legais para você aprender

As línguas antigas podem expandir sua mente e trazer benefícios para sua própria linguagem e visão de mundo. Veja 5 idiomas que farão tudo isso:

Pensando em aprender um novo idioma? Por que não uma língua antiga? 

Além de, obviamente, se exibir para os amigos com escritas exóticas, as línguas antigas podem expandir sua mente para horizontes misteriosos e trazer benefícios para sua própria linguagem e visão de mundo. Fizemos uma lista com 5 idiomas que farão tudo isso:

5. Hebraico

 Você deve conhecer o Hebraico como a língua da Bíblia, mais especificamente do antigo testamento. Uma curiosidade sobre essa língua é que ela foi ressuscitada, ela havia sido considerada “língua morta” assim como o latim, mas no século 19 foi reconstruída a partir do Hebraico Bíblico pelo linguista Yehudá Ben Eliezer e hoje é a língua oficial de Israel. Apesar de ter o mesmo alfabeto, tome cuidado, pois a linguagem bíblica é mais rebuscada e se você pretende estudar para isso, deve tomar um caminho diferente da língua moderna.

4. Sânscrito

 A “língua dos deuses” vinda da índia antiga, considerada por muitos o idioma perfeito devido a sua estrutura complexa que mantém o sentido exato do que se quer dizer numa frase. Há estudiosos que acreditam que o Sânscrito é a mãe de todas as línguas. Além disso, ela possui o alfabeto com uma grafia muito legal. Se você gostou do alfabeto, há línguas vivas que usam alfabeto parecido, o Tibetano e o Butanês, vale a pena pesquisar.

3. Copta

copta

O Copta nada mais é do que o último estágio da língua egípcia clássica – sim aquela com hieróglifos – mas aqui eles, que eram muito pouco práticos no dia a dia, foram substituídos pelo alfabeto grego, ou pelo menos a escrita copta se baseou nele para criar suas próprias letras. O idioma foi falado até o século XVII, hoje a língua egípcia foi substituída pelo árabe, mas ainda pode ser encontrada em ritos litúrgicos da Igreja Ortodoxa Copta e na Igreja Católica Copta.

Curiosidade 1: A língua copta foi fundamental para decifrarem os hieróglifos, a Pedra de Roseta, datada de 196 AC possuía o mesmo texto escrito em hieróglifos, demótico e copta, através do estudo dessas traduções se chegou ao significado dos desenhos egípcios.

Curiosidade 2: Outro idioma moderno que também usa uma variante do alfabeto Grego é o Russo, os dois são bem similares, apesar de o Russo ter letras próprias para expressar sons únicos do idioma.

2. Grego Clássico

grego

Sim, o grego ainda existe, mas se você for comparar o grego moderno com o clássico você não vai entender muita coisa. Apesar da grande similaridade, seria na prática a diferença entre o Latim e o Português. A vantagem realmente seria em ler textos antiquíssimos que moldaram nossa civilização em sua forma original, dizem que nada se compara a poesia de Homero em sua versão original.

1. Latim

O latim sempre esteve em alta e não está tão morto como você imagina, não é à toa que utilizam a língua para preservar expressões jurídicas e textos litúrgicos – seu aspecto clássico e livre de mutações mantém o significado e o sentido das palavras, por não haver “modernização” dos aspectos deste idioma (por isso chamam de língua morta).

Mesmo que você não ligue para essas coisas, aprender latim te trará muitas vantagens como:

  1. Melhorar imensamente seu português, pois te dará uma percepção profunda de estrutura e formação de vocabulário;
  2. Facilidade para aprender outros idiomas derivados do latim: espanhol, francês, italiano e romeno; 
  3. Melhor compreensão de vocabulário em outros idiomas, pois a língua latina influenciou e fez raízes em grande parte do mundo (o mesmo tópico também vale para o grego)

E aí, qual delas você achou mais interessante?

8 respostas em “Línguas antigas mais legais para você aprender”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *